
VERSÁTIL, O MANJERICÃO É UTILIZADO EM DIVERSAS RECEITAS
Conhecido pelo seu perfume, o manjericão também pode ser usado como ingrediente medicinal. Confira!




De origem asiática, o manjericão(Ocimumbasilicum) adaptou-se muito bem aoclima e solo brasileiro. Segundo a herboristaSabrina Jeha, da Sabor de Fazenda Ervase Temperos, há cerca de 60 espécies do gênero ocimum, sendo o mais cultivado o manjericão comum, de flores brancas, que pode chegar até 1,9 m de altura.
Além do tempero marcante, a herborista ressalta seu usomedicinal como um calmante leve, servindo inclusive para aliviar a dor de picadas de insetos. Boa iluminação, solo úmido e bem nutridos são essenciais para o sucesso do cultivo doméstico do manjericão. "E para fortalecer e tornar suas folhas mais aromáticas, é importante cortar os pendões florais, responsáveis por retirar a força e perfume das folhas", acrescenta Jeha.
Dicas de cultivo:
1 Apesar do seu bom desenvolvimento em vasos, se puder escolher, opte por canteiros de solo úmido e rico em nutrientes.
2 As mudas devem ser plantadas com profundidade mínima de 30 cm e respeitando o espaçamento de 40 cm entre elas.
3 Para evitar que a produção caia, faça os cortes a uma distância de pelo menos 40 cm do solo.
A CEBOLINHA É IDEAL PARA O CULTIVO DOMÉSTICO

De fácil manutenção, a cebolinha pode ser cultivada o ano inteiro. Confira!
Cultivada o ano inteiro, a cebolinhaé sucesso em receitas de vários países. Segundo a paisagista Eliana Azevedo, há basicamente dois tipos de espécie: a Fistulosum, de origemasiática, e, a mais conhecida no Brasil, a Schoenoprasum, originária da Europa. Seja em canteiros, vasos ou jardineiras, o plantio da cebolinha requer no mínimo 20 cm de profundidade de solo e a mesma medida é usada para o espaçamento entre as mudas.
"Na base, é recomendável o enriquecimento com matéria-prima orgânica, como esterco e húmus de minhoca, que agrega micro-organismos benéficos e permite melhor desenvolvimento da raiz e da própria planta", explica a engenheira agrônoma Angela Rossi, do Shopping Tatuapé Garden. Durante seu desenvolvimento, é importante ficar atento ao aparecimento de pragas, como pulgões e cochonilhas. Para evitá-las, Eliana aconselha manter a cebolinha em local ensolarado, com boa ventilação e solo bem drenado, além de pulverizar calda de fumo a cada 45 dias.
FONTE:http://plantasfloresejardins.com.br/plantas/a-cebolinha-e-ideal-para-o-cultivo-domestico/4341/
FLORES COMESTÍVEIS: APRENDA A FORMA CORRETA DE UTILIZAR A VIOLETA

A violeta trata-se de uma alternativa versátil, podendo ser encontrada em diferentes tonalidades: flores roxas,rosas, brancas ou salmão. O melhor de tudo é que são exemplares de fácil cultivo, que devem ser plantados principalmente em vasos pequenos e a meia-sombra. É bastante recomendado tê-las dentro de casa, bem perto das janelas. O substrato deve ser rico em material orgânico e drenável, para permitir a realização de regas regulares sem que fique encharcado. Desenvolve-se melhor na primavera e no verão, pois não é tolerante ao frio.
Floração: o ano inteiroNo cardápio: Podem ser usadas para dar frescor e cor a saladas, sorvetes e sobremesas em geral bolos ou pudins combinam perfeitamente com a flor. É possível utilizá-las também na aromatização de vinagres de vinho branco e de maçã. Fazer um xarope das flores é uma boa pedida para perfumar receitas de bolos.